Posts

Showing posts from April, 2008

Featured Post

A Green Fenway Bra with Swiss Dot Tulle overlay (made using www.bwear.se supplies)

Image
EN Summary: In partnership with BWear.se (a Swedish lingerie/swimwear notions supplier and Bra-Maker's Supply official distributor in Europe, shipping worldwide and my go-to online shop for everything lingerie making related), I have chosen to sew the Fenway bra from Orange Lingerie, using supplies from BWear.se online shop. In this article I am sharing detail information about the materials used, detail photos of the main construction steps along with my own notes and review of the pattern. Keep reading the full article. --- PT Sumário: Em parceria com a BWear.se (Loja online que fornece todos os materiais para fazer lingerie e fatos-de-banho, localizada na Suécia e com envios para todo o mundo; é a única representante oficial na Europa da Canadiana Bra-Maker's Supply), escolhi confecionar uma versão do soutien Fenway da Orange Lingerie, usando materiais exclusivamente da loja BWear.se. Neste artigo vou partilhar informação detalhada sobre os materiais usados, fotos detalhadas…

Jaqueta Simplicity: a banda da gola - Simplicity jacket: the collar band

Image
Português
English (uncheck the other box and check this one)
O último tutorial da série “Jaqueta Simplicity” diz respeito à gola e a razão pela qual o vou escrever é porque usei um método um pouco diferente do que está especificado nas instruções. As instruções (passo 14) dizem para fazer o seguinte (traduzido do Inglês): “Aplicar entretela termocolante ao lado do AVESSO das secções da frente e das costas da banda da gola, seguindo as instruções do fabricante (da entretela). Coser as costuras dos ombros das bandas da gola. Com os lados do DIREITO juntos, pregar com alfinetes o corpo da jaqueta à orlada banda, alinhando as linhas do centro e dos ombros, e colocando as costuras das cavas alinhadas com os círculos pequenos (estes círculos são marcações no molde da gola). Coser a costura. Aparar a costura. Assentar os valores de costura (margens) a ferro na direcção da banda”. O passo 15 continua com a forma como se aplica o vivo (parte de dentro da gola). É claro que quando juntamos o corpo…

Jaqueta Simplicity: forro e elástico na cintura – Simplicity jacket: the lining and the elasticized waist

Image
Português
English (uncheck the other box and check this one)
Forrar uma peça de roupa não é difícil, apenas requer alguns conhecimentos básicos. No essencial usa-se o molde da jaqueta (não se usa o da banda do pescoço, porque essa é forrada com o próprio tecido da jaqueta, portanto considera-se uma vista e não forro. Depois de cortar o molde descontando as vistas e a sua largura (calculando os valores de costura) e de encurtar o molde de forma a que a bainha do forro seja apenas de 1,5cm, o forro corta-se com o tecido dobrado em dois no sentido do comprimento, tendo apenas em atenção que se quisermos deixar uma dobra para liberdade de movimentos no meio das costas, o molde das costas é posicionado com a linha do meio das costas (dobra no tecido da jaqueta) 2cm distante da dobra do forro. Na minha opinião, neste caso a dobra é opcional porque a jaqueta é bastante larga, mas fi-la na mesma. A jaqueta em forro cose-se exactamente como a de tecido, só que as pinças desta vez ficam do lado d…

Casas avivadas ou metidas: outro método - Bound buttonholes: another method

Image
Português
English (uncheck the other box and check this one)
Outro método porque no post “Casas metidas: um método” já tinha mostrado uma das formas de fazer este tipo de casas. O que vou explicar hoje é uma variação do método anterior, que também é conhecido como “método da janela” pois literalmente faz-se uma janela no tecido antes de aplicar os vivos. Nesta variação, os vivos são construídos com o próprio tecido de que se faz a janela.

Depois de coser o corpo da jaqueta Simplicity (começa-se pelas pinças, que neste caso ficaram assim): Depois das pinças cosem-se as costuras laterais, as costuras das mangas e finalmente colocam-se as mangas; antes de prosseguir temos que começar a fazer as casas (ao contrário das casas “normais” estas iniciam-se antes do acabamento das vistas). As casas são feitas na nossa parte direita da frente, na banda do pescoço (parte direita no prolongamento da frente direita) e na parte de fora das presilhas (as vistas e a parte de dentro das presilhas são traba…