Apresentação dos moldes BCN Unique de Paco Peralta (versão em Português)




(link to the English version)

Não é segredo para ninguém que eu e o Paco Peralta somos Amigos de longa data e que admiro muitíssimo o seu trabalho. Hoje gostava de vos falar da linha de moldes criada por ele e que se pode encontrar à venda na sua loja Etsy BCN Unique patterns; faço-o unicamento porque admiro o seu trabalho e gosto muito dos moldes (tenho feito várias peças a apertir destes moldes sempre com excelentes resultados e no momento o meu projeto em curso é o seu molde mais recente, o casaco Cassock). Este artigo não é patrocinado, apenas quero destacar o excelente trabalho do meu Amigo como modelista e criador independente, e informar os meus leitores do que esperar quando adquirem um dos seus moldes.



Em primeiro lugar vou apresentar o estilista por detrás desta linha, o Paco Peralta: o Paco é um Costureiro e Alfaiate sediado em Barcelona, que mantém um blogue (o BCN-UNIQUE) onde partilha os seus valiosos conhecimentos especializados na área de alta-costura e alfaiataria, além de artigos sobre os os seus criadores e moldes vintage favoritos. Os seus tutoriais encontram-se publicados em Castelhano mas em alguns casos estão traduzidos em Inglês. Alguns dos meus passo-a-passo favoritos da sua autoria e aos quais recorro frequentemente são:

Técnicas de alfaiataria tradicionais (entretelas de alfaiate e sua aplicação à mão, etc.)

Construção de uma jaqueta à maneira industrial (como utilizar técnicas e materiais com métodos menos morosos como entretelas de colar com o ferro, aplicação do forro inteiramente à máquina, etc., e ainda obter um resultado final de qualidade profissional)

A sua série de artigos sobre confeção de bolsos

Casas de botão de alfaiate (bordadas à mão)

Casas de botão avivadas

Acabamento do forro com vivo de fita de viés

Como fazer a sua fita de viés

Como fazer fita de entretela para reforçar curvas (para reforçar cavas, decotes, etc.).


E há muitos mais,...


Vamos então conhecer alguns factos sobre os Moldes BCN Unique:


- As criações do Paco são intemporais, com classe e refletem a estética minimalista do estilista;

- Os moldes são produzidos usando métosos de Alta-Costura tradicionais (desenho do modelo, molde inicial, confeção do modelo de prova em algodão crú, ajuste do modelo de prova no manequim, ajuste do modelo de prova num modelo real, ajustes finais e modelo final confecionado em tecido)

- Cada molde produzido é copiado à mão do original, e ao confecionar estes modelos é garantido que obterão uma peça exclusiva.

- Os moldes são traçados em papel de moldes de alta qualidade (um pouco mais rígido e resistente que o papel dos moldes comerciais) e incluem margens de costura e bainhas; sempre que se aplique há peças de molde separadas para o forro, ou indicação especial da linha de corte para o forro no molde para o tecido. Cada parte do molde está corretamente identificada e há pontos de junção e indicações para facilitar a interligação de todas as partes na construção da peça final.








(fotos tiradas do molde do casaco Cassock, que estou no momento a confecionar)

- Os moldes são apresentados em três tamanos, um tamanho único que serve a vários tamanhos ou um tamanho individual (quando os moldes são mais complexos, como o do casaco Cassock). Alguns dos moldes também se encontram disponíveis em tamanhos Plus-size. Todas as informações relativas aos tamanhos disponíveis encontram-se na página de cada molde.

- Juntamente com o molde traçado em papel, é enviado o desenho do modelo final, informação sobre quantidade de tecido, a lista de tecidos aconselhados e outras informações relevantes como links para o blogue do autor onde poderão encontrar ainda mais informações; também é incluída  a etiqueta do estilista e o seu cartão de visita.









(materiais incluídos no molde da capa Funghi)

- Os moldes estão disponíveis para envio internacional (as políticas e taxas de envio estão especificadas na loja Etsy)


- De acordo com a minha experiência pessoal e muitas outras críticas positivas, estes moldes estão muito bem desenhados; todas as peças encaixam perfeitamente e nunca encontrei qualquer defeito. Costuro desde os meus 12 anos e em todos estes anos de experiência cosi muitos moldes da revista Burda, bastantes moldes da Vogue, da revista Patrones, da Simplicity e também alguns Marfy, sentindo-me suficientemente qualificada para atestar a qualidade dos moldes BCN Unique comparando-os aos melhores dos disponíveis comercialmente no mercado. A sua exclusividade e excelente corte do produto final são valores seguros destes moldes. A longa experiência do Paco a desenhar moldes transparece nas suas criações BCN UNIQUE!


Tenho vários exemplos de peças que confecionei com estes moldes e termino deixando links para os artigos das minhas favoritas:

Abrigo-T (link para o meu artigo sobre a confeção):



Túnica drapeada (link para o meu artigo sobre a confeção):



Jaqueta Unique (link para o meu artigo sobre a confeção):



Saia em meio-círculo (link para o meu artigo sobre a confeção):



Capa de tecido de dupla-face (uma oferta, confecionada pelo próprio estilista):



Tenham um ótimo dia!!!

No comments: