Descrição do modelo original: Vestido justo em Jersey, franzido sobre uma invulgar vista aplicada à frente, provoca a suave sensação de aconchego junto ao corpo (imagem e descrição cortesia de BurdaStyle). Este modelo é apresentado em tamanhos para senhoras baixas (17-21).
Tecido utilizado: Inicialmente ia fazer este vestido utilizando um Jersey vermelho cereja, mas quando vi este jersey às riscas (roxo, lilás, laranja e preto), soube imediatamente que o iria utilizar para fazer um vestido que pudesse ser usado no verão e transportado para os dias mais outonais, apenas bastando usá-lo com meias e sobre um top de gola alta preto.
Modificações ao molde: Sendo um molde para senhoras baixas, tem normalmente de ser alongado para servir num tamanho regular. Tracei o tamanho 19 (equivalente ao tamanho regular 38) e alonguei as alças 10cm e a bainha 15cm (também porque queria o vestido um pouco mais comprido). Depois de provar o vestido verifiquei que estas modificações resultaram na perfeição no meu corpo.
Confecção: Este modelo tem um mini curso ilustrado da confecção do encaixe da frente na revista, mesmo assim vou mostrar aqui algumas fotos do progresso da confecção deste pormenor; apliquei entretela de malha fininha (podem ver
aqui algumas indicações para a sua aplicação) nas duas partes da vista com alças, na parte central e também na tira de guarnição da abertura central. A parte da frente, as partes das costas e a parte central foram cortadas no jersey às riscas, as restantes partes (vistas com alças e guarnição) foram cortadas em Jersey preto. Nas figuras seguintes têm a aplicação da parte da frente sobre a parte central (do direito e do avesso:
A seguir temos a preparação da vista com alças, antes de virar e depois de virar para o direito (o passo seguinte é usar a guarnição para fazer a abertura central, mas não tenho fotos desse passo, que aliás está bem explicado no mini curso ilustrado, que já podem consultar
aqui):
Aplicação da vista com alças na frente do vestido, antes e depois de coser à máquina:
A restante confecção é trivial. Deixo apenas a indicação que nas costuras laterais, costura central das costas, pinças das costas e bainha foram cosidas com a máquina de costura, usando o ponto elástico (semelhante a um ponto de ziguezague estreito). As orlas foram rematadas com a corta-e-cose. Demorei cerca de 6 horas a confeccionar este vestido, não contando com o tempo de traçar o molde.
Conclusão: Fiquei muito satisfeita, nomeadamente com o efeito visual das riscas na frente:
As cores conjugam com diversas peças existentes no meu guarda-roupa, dando origem a uma grande variedade de coordenados possíveis usando como base o mesmo vestido, que como referi, tanto pode ser usado de verão como no Outono, com um top preto e meias. Este jersey não é da variedade mais fina, e as cores convidam a combinações com preto laranja e roxo, tonalidades tendência da próxima estação.
Já sabem que brevemente me poderão ver a usar o vestido no Tany et La Mode Já podem ver-me a usar o vestido
aqui; o que acham da ideia de fazer uma espécie de jogo de coordenados possíveis com este vestido? Uma ou duas vezes por semana poderia apresentar um coordenado com outras peças existentes no meu guarda-roupa, incluindo já os outonais… Acham que seria divertido?
Aproveito para avisar que o Bloglines não está a actualizar as feeds do Tany et La Mode e quem usa este “feed reader” não está a ser notificado quando são publicados novos posts; já reportei o problema e aguardo uma resposta da equipa do Bloglines.Fiquem bem e até à próxima!