Posts

Showing posts from January, 2008

Featured Post

Style Muse: Miss Fisher (Miss Fisher's Murder Mysteries)

Image
EN Summary: Today I want to share a character that has caused a great impact on me style-wise: the Honorable Miss Phryne Fisher (a free spirit and private detective in the 20's) masterfully interpreted by actress Essie Davies. The style of this character has blown me away. Keep reading to see a compilation of Pinterest gathered photos of Mish Fisher's outfits. Enjoy! --- PT Sumário: Hoje quero partilhar uma personagem que me causou um grande impacto em termos de inspiração e estilo: A Honorável Miss Pryne Fisher (um espírito livre e detetive privada nos anos 20), magistralmente interpretada pela atriz Essie Davies. O estilo desta personagem absorveu-me completamente. Continuem a ler para uma seleção de fotos dos looks da Miss Fisher, retiradas do Pinterest. Espero que gostem!

Referências para Alfaiataria (Parte 2) - References on Tailoring (Part 2)

Image
Português
English
Desta vez vou falar de alguns livros que, apesar de não serem dedicados à alfaiataria, endereçam este assunto em alguns dos seus capítulos e algumas outras fontes de interesse sobre este assunto.

O primeiro livro é “Couture Sewing Techniques”, de Claire Shaeffer:
Este livro é um tesouro; aborda técnicas de Alta-costura e analisa exemplos da aplicação destas técnicas em peças reais, sendo muito bem ilustrado com fotos e esquemas. Na minha opinião é um livro indispensável. Os capítulos que podem servir como referência para alfaiataria (métodos tradicionais aplicados em Alta-costura) são:

Capítulo 8: Sleeves (informação em como aplicar uma manga de alfaiate de duas peças)
Capítulo 9: Pockets (informação sobre a confecção de bolsos, incluindo os bolsos normalmente usados em fatos de alfaiate)
Capítulo 10: Jackets and Coats (bases da alfaiataria, peça de prova, prova e ajustes, entretelar, confecção do forro, etc.)

The Zapp Method of Couture Sewing (de Anna Zapp)

Contém um capítul…

Fotos da construção da saia – Pictures on the skirt’s construction

Image
Português
English
Ainda que o meu tempo seja bastante reduzido, queria mostrar alguns detalhes da saia, que consegui terminar no fim-de-semana.
Como já tinha referido, fiz algumas modificações, com o objectivo de tornar esta saia numa peça que pudesse ser usada no meu trabalho; uma delas foi cortar um tamanho acima para que a saia caísse mais abaixo da cintura, outra foi na abertura lateral, que foi reduzida em 10cm e finalmente as pregas laterais também foram modificadas. Em vez de duas pregas grandes sobrepostas, fiz duas com metade do tamanho e separadas: Aqui do lado de dentro onde se pode ver a pinça que dá forma à saia, no meio das pregas:
Podem ver a presilha aplicada, numa fase em que a parte de fora do cós já tinha sido cosida à saia:
Outro pormenor: ao coser a parte de dentro do cós (à qual já tinha cosido o forro) à parte de fora, reforcei a costura com fita de algodão. Isto é muito importante porque o cós é cortado inteiro e é uma peça curva (tem partes em viés), por isso, mesmo…