Vogue 1066: A jaqueta – Vogue 1066: The jacket

Português
English (uncheck the other box and check this one)

Este é um post rápido para vos mostrar a jaqueta do fato Badgley Mischka terminada. No manequim não fica tão bem como em mim, pois não tem braços, mas podem ficar já com uma ideia (as fotos a usar a jaqueta serão publicadas no post final do conjunto Baunilha e Chocolate).

Modelo original: V1066 (Fato Badgley Mishka): A jaqueta é completamente forrada, de linha ampla e parcialmente entretelada (toda excepto as mangas). O seu comprimento é um pouco abaixo da cintura, tem mangas raglan a três quartos com um macho, gola “em pé” e fecha com botões à frente. Tem pespontos de adorno (fotos cortesia de www.voguepatterns.com).


Mais fotos da jaqueta no manequim:


Modificações ao modelo original: Em vez de casas à máquina (que seriam difíceis de fazer para este tamanho de botão), fiz casas avivadas. Usei linha contrastante para os pespontos e modifiquei a colocação dos botões para ficarem equidistantes. Também acrescentei chumaços raglan pequenos, que definem melhor a linha dos ombros neste modelo. O molde não sofreu qualquer tipo de ajuste.

Alguns detalhes:

Os colchetes e os pequenos aros feitos com linha de coser e ponto de casear mantêm a gola alinhada:

As vistas, onde se pode ver o avesso das casas e os pequenos botões de reforço que ficam por baixo dos botões grandes:

A dobra da bainha do forro:

Conclusão: As fotos no manequim não fazem justiça a esta jaqueta, que com as suas mangas a 3/4 é ideal para usar com luvas até ao cotovelo (já comprei umas em camurça castanha, hehehe). A jaqueta fica exactamente como a foto do molde, aqui não há surpresas, e é relativamente fácil de fazer. Creio que os botões e os pespontos beneficiaram este modelo no tecido que escolhi. Fiquei bastante satisfeita com o resultado e agora tenho que por mãos à obra nas calças! Até lá, fiquem bem!


This is a quick post to show you the finished Badgley Mischka’s jacket. I must say it looks much better on me than on the dressform (pictures will follow when the Vanilla&Chocolate collection is completed).

Original model (pictures and description are from www.voguepatterns.com): V1066 Badgley Mischka pant suit. Lined, loose-fitting, partially interfaced jacket, above hip length, has pleated raglan sleeves, bands, stand-up collar and front button closing.


More views on the dressform:


Alterations: I didn’t make any adjustment to the pattern (cut a 12 straight out of the envelope). The buttons are slightly larger than required and I opted for bound buttonholes instead of machine buttonholes (machine buttonholes this big are pretty difficult to make with an automatic buttonholer). I also used contrasting color topstitching to match the buttons. I added small raglan shoulder pads to achieve a better shoulder shape on this model.

A few details are:

The small hooks and the thread loops that keep the collar aligned at the center front:

The facings; you can see the wrong side of the bound buttonholes and the small reinforcement buttons here:

The lining hem fold:

Conclusion: The pictures on the dressform really don’t do justice to this jacket; the wide 3/4 sleeves make it ideal for wearing with elbow gloves (I’ve already purchased a brown suede pair of elbow gloves, lol). The jacket looks exactly like the original, no surprises here. I think the funky buttons and the contrasting topstitching really worked well (just wait to see the matching pants, which will have beige piping and topstitching details!) and I am very pleased. Now I must start sewing the pants! See you in a few days from now!

Desafios e prémios – Memes and Awards

Português
English (uncheck the other box and check this one)
Há tempos fui desafiada pela Celina para o seguinte desafio:
1. Ir ao arquivo de Fotos
2. Ir à 6ª Pasta
3. Escolher a 6ª foto
4. Mostrar a fotografia no blogue e escrever algo sobre ela
5. Convidar 6 novas pessoas para este desafio
6. Colocar os links e informá-las que foram desafiadas.
A sexta pasta do meu arquivo é uma pasta de diversos e a 6ª foto é uma foto que tirei há semanas de umas sandálias que comprei; tirei-a para mostrar a uma amiga que aprecia sapatos ;).

Desafio que tiver tempo e quiser responder a este desafio a fazê-lo!

Prémio “Irmandade”

Fui nomeada pelas seguintes “irmãs da costura”:

Summerset (Pins and Needles)
Mimi (Myraida)
Ann (Ann’s Fashion Studio)
Rachel (Shoes and Sewing)
Jackie (Jackie’s Sewing)
Sigrid (Sigrid – Sewing Projects)

Agradeço desde já a honra às minhas amigas e congratulo-as também por terem recebido este prémio; poderia nomear qualquer uma delas, se já não me tivessem nomeado a mim! Passo este prémio às seguintes amigas:

Adrienne (Real Life, Live and Unscripted)
Mónica (MamaMartinho)
Rosa (Corteygrif)
Ana Carina(Os meus projectos de moda – My Fashion Projects)
Ana (Ana’s Closet)
Chuana (Chuana’s Tricot and Stuff)
Diana Cirne (KutchieKutchie)
Erica B. (Erica B.’s D.I.Y. Style)
Celina (Novelos&Agulhas)

Até breve!

Some time ago I was challenged by Celina to perform this meme:

1. Go to the Pictures folder
2. Go to the 6th folder
3. Pick the 6th picture
4. Publish the picture and write something about it
5. Challenge 6 friends to do the same
6. Notify your friends by leaving a comment on their blogs

My 6th folder is called “Assorted Pictures” (translated) and this picture was taken a few weeks ago; I wanted to show my new snake gladiators to a friend who also appreciate shoes, lol (you know who you are!)


I challenge anyone who feels like it to do this Meme!

Sisterhood Award:

I received this award from the following Sewing Sisters:

Summerset (Pins and Needles)
Mimi (Myraida)
Ann (Ann’s Fashion Studio)
Rachel (Shoes and Sewing)
Jackie (Jackie’s Sewing)
Sigrid (Sigrid – Sewing Projects)

I am quite honored! I’d like to nominate you all back together with another bunch of Sewing/Knitting Sisters:

Adrienne (Real Life, Live and Unscripted)
Monica (MamaMartinho)
Rosa (Corteygrif)
Ana Carina (Os meus projectos de moda – My Fashion Projects)
Ana (Ana’s Closet)
Chuana (Chuana’s Tricot and Stuff)
Diana Cirne (KutchieKutchie)
Erica B. (Erica B.’s D.I.Y. Style)
Celina (Novelos&Agulhas)

See you all soon!

Introdução ao fato Badgley Mischka (V1066) - Introducing the Badgley Mischka suit

Português
English (uncheck the other box and check this one)
Muito obrigada pelos vossos elogios ao casaco vintage Dior! Foi um projecto que me deu muito gosto, e no qual aprendi algumas coisas novas, além de clarificar outras que já sabia.
A Carolyn e algumas de vocês perguntaram se eu iria fazer o vestido em seguida, e a resposta é não, pois gostava muito de terminar pelo menos o conjunto Baunilha e Chocolate e se ponho mãos no vestido sei que me iria tomar demasiado tempo. A primavera está a chegar e começo a ter vontade de fazer peças mais frescas… O vestido, em princípio, ficará para o fim do Verão. Entretanto até já tinha comprado uma argola dourada de 7,6cm para o cinto do vestido:

Passemos então a mostrar os projectos seguintes, que já devem conhecer da minha lista de projectos para este Outono/Inverno: o fato Vogue 1066 (jaqueta e calça Badgley Mischka), que fará parte do conjunto Baunilha e Chocolate (é a parte do Chocolate, hehe):

O tecido é misto e ligeiramente elástico, bastante resistente às engelhas. Tem um cair muito suave e é bastante macio. A cor é castanho-escura com mistura de um pouco de bege.

Na figura têm também uma das hipóteses que tinha para os botões; acabei por não usar este pois não sobressaiam no tecido e optei por outros, feitos de chifre, que correspondem à minha escolha inicial. Na altura pensei que fossem demasiado pesados (são um pouco maiores e como são curvos, pensei que não ficassem muito bem nas calças), mas depois da jaqueta a tomar forma, coloquei-os na posição e achei que seriam a melhor escolha.

Na foto seguinte podem ver também os pespontos; decidi-me por bege para acrescentar um pouco de interesse, e juntamente com os botões que têm um halo bege, quebram a monotonia do castanho. Também já fiz as casas avivadas (mais uma vez aconselho o excelente tutorial do Paco para fazerem este tipo de casas). Falta colocar a gola e depois as vistas, fazer o acabamento das casas na parte de dentro e pespontar as orlas (para os pespontos coloquei o ponto no comprimento máximo, usei uma agulha nº100, linha torçal na agulha e linha normal na bobina).

As mangas raglan da jaqueta são bastante amplas e têm um detalhe curioso em cima, no ombro: um macho pespontado (aqui não quis que os pespontos sobressaíssem e usei linha normal castanha):

Gostava de conseguir terminar a jaqueta no próximo fim-de-semana e começar com as calças, que vão dar mais trabalho. Até lá, fiquem bem!

Many thanks for your lovely comments on the Vintage Dior coat! It was a fabulous sewing experience to me and I was happy to have you all following along and sharing my interest. It was also a good learning experience: I was able to practice the fine vintage sewing methods and I enjoyed the process very much.
Carolyn asked if I was going to make the dress next, and my answer is no, not right away. I’d like to finish the Vanilla and Chocolate set while I can still wear it and springtime is approaching fast; the dress would consume a lot of time and probably I wouldn't get a chance of wearing it until next fall... So I’m putting it aside until the end of summer, in spite of already having purchased the 3" golden ring for the belt:

Let’s move on to the next project then, which some of you might already know from my fall/winter list: Vogue1066 (The Badgley Mischka pant suit), which will take part of the Vanilla and Chocolate collection:

This is a blend fabric with some stretch, and it's quite wrinkle resistant. It has a very good drape and it’s very soft to the touch. The color is dark brown with a hint of beige:

The buttons shown in the previous picture were not my final choice; I ended up not using them because it felt like they would be lost in all that brown and, in my opinion, this design needs some kind of highlight, at least with the color/fabric I’m using. I opted for my actual first choice, the concave horn buttons. When I got them I thought they would be too heavy (they are slightly bigger than required) and I couldn’t picture the smaller ones on the pants… so I bought the solid brown ones. But now, when the jacket is half done, I placed them on the placket and they look much better than the solid brown ones. I believe the smaller horn buttons will work well for the pants too, providing I don’t use too much buttons (I’m planning on keeping the ones placed on the tabs and skipping the belt carriers, perhaps).

In the next detail picture you can have a better look on the buttons and also on the topstitching. I decided to topstitch using beige buttonhole twist to add some interest to the garment and I believe this will work better with the horn buttons that also have a beige halo. I’ve also sewn the bound buttonholes (once more I advise on Paco’s excellent tutorial for this). Now I have to place the collar, then the facings, finish the buttonholes on the wrong side and topstitch the edges. As usual I’ve set the stitch length to the maximum, used a #100 needle and regular thread on the bobbin.

The raglan sleeves on this jacket are wide; on the shoulders there are pleats, which is something I don’t remember seeing on a raglan sleeve, so I’m very curious to see how the sleeves will look like when the coat is worn. I didn’t want the topstitching highlighted in this area so I used regular brown thread to topstitch the pleats down:

It would be great if by the weekend the jacket would be finished and the pants cut and marked, so I’ll do my best to achieve that goal. See you all then!

Casaco Dior: detalhes finais - Dior coat: the final details

Português
English (uncheck the other box and check this one)

Modelo Original (Molde Vogue vintage 2111, casaco e vestido do designer Christian Dior):

Já sei que já tinham visto esta foto e que estão à espera de uma foto minha a usar o casaco, mas tal como fiz com a colecção Extravagância Cor-de-Laranja, quando terminar o conjunto Baunilha e Chocolate tenciono publicar fotos minhas a usar todas as peças deste conjunto. Para já vou então mostrar os detalhes finais do casaco Dior, começando pelas instruções de confecção do forro:



O forro é cosido sem aplicar as mangas e aplicado no interior do casaco inteiramente à mão; as mangas em forro são aplicadas depois, e cosidas à mão à cava e ao punho:

Para coser as mangas de forro usei linha dupla na agulha, para a costura ficar mais resistente:

O tecido de forro que usei (crepe de cetim) resultou muito bem no casaco. Acrescentei alguns detalhes, como os bordados à máquina e a presilha de pendurar:


Além da minha etiqueta, apliquei a etiqueta original que vinha com estes moldes (quem comprava moldes de designer podia levantar no balcão da loja uma etiqueta destas):

Na foto seguinte vêem-se os botões e as molas forradas, e também dá para notar os pespontos decorativos feitos com linha torçal:


Visto de lado e de costas:


Artigos anteriores sobre a confecção deste casaco:

Introdução ao modelo

Confecção 1

Confecção 2

Confecção 3

Conclusão: Fiquei deliciada com a minha primeira experiência com moldes vintage e sei que não vou ficar por aqui. O molde do casaco está muito bem desenhado e as instruções são bastante detalhadas; que faz os moldes contemporâneos teria algumas lições a tirar destes moldes. As mangas do casaco têm um corte diferente, com a cabeça da manga bastante arredondada e o comprimento ligeiramente mais curto que o normal, como se usava na altura. Tentei ser o mais fiel possível ao molde original e o resultado foi excelente. Também queria fazer o vestido a condizer (até já comprei uma argola dourada para aplicar no cinto), mas para já queria terminar a colecção Baunilha e chocolate; o vestido ficará para o próximo Outono.

O meu tempo para costurar (e para o blog!) durante a semana tem sido praticamente inexistente; durante o fim-de-semana consegui aproveitar o tempo livre e já estou a meio da jaqueta do conjunto Badgley Mischka (Vogue1066) que também faz parte da colecção Baunilha e Chocolate. Entretanto não consegui ter tempo para visitar os blogs e responder às vossas mensagens, mas prometo fazê-lo tão cedo quanto possível! Até breve!


Original model (Vintage Vogue2111 by Christian Dior):

I know, you’ve already seen this photo and you were expecting a picture of me with the coat on, but as I did before for the Orange Extravaganza set, pictures of all the Vanilla&Chocolate elements worn together will be published when the collection is completed. For now I’m sharing the final details of the Dior coat, starting by the lining instructions:



The lining is assembled without the lining sleeves and applied to the coat entirely by hand; the lining sleeves are then sewn by hand to the cuff and the armhole:

I used a double strand of thread to make this seam sturdier (the armhole is subject to extra stress):

I am very pleased with the satin crepe as lining; I added a few details, like the machine embroidery on the lining back fold and the hanging loop:


Besides my personal label I added the original Vogue Paris Original label that came with these vintage patterns:

In the next pictures you can see the buttons and the lined pressure snaps inside; if you look carefully, you can also see the decorative topstitching made with ivory buttonhole twist:


Side and back views:


Previous articles on the making of this coat:

Introduction

The making of the Dior Coat (Part 1)

The making of the Dior Coat (Part 2)

The making of the Dior Coat (Part 3)

Conclusion: I’m thrilled with my first experience sewing a vintage pattern and I’m officially addicted now! The pattern is extremely well drafted and the instructions are detailed and thorough; I believe the people who make the contemporary Vogue patterns would learn valuable lessons from these old vintage patterns. The coat sleeves are drafted a little differently than what I’m used to: the sleeve caps are quite round and the sleeve is slightly shorter; I believe this is a common feature of the 60s patterns and I wanted to keep this coat as close to the original as possible, so what you see is straight out of the envelope, no tweaking of so ever on the sleeves. In my opinion the results are excellent. I also intend to make the dress, but not for now; I even bought the golden ring for the waist belt. I plan on making the dress for wearing next fall.

My available time for sewing (and blogging) has been inexistent during the week and I tried making the most of my weekend sewing wise (I’m half way done with the Badgley Mischka’s jacket: V1066, also part of the Vanilla&Chocolate set), so there was no time left for catching up on everybody’s blogs, emails, etc… I apologize for that and I promise to catch up on you guys as soon as I can. See you all soon!