English (uncheck the other box and check this one)
Este projecto é bastante trabalhoso, e como utiliza um tecido preto limita-me em termos de costurar à noite. Por este motivo, o meu progresso tem sido tão lento. Até agora fiz as casas de botão avivadas, cosi as partes do corpo todas umas às outras (menos as costuras dos ombros), prendendo os valores de costura ao casaco à mão com pontos cruzados (as costuras ficam muito melhor, permanentemente abertas e assentes) e comecei a coser as fitas de cetim na cintura, também com pontos à mão. As razões para toda esta costura manual são duas: a máquina ao coser sobre o direito do veludo amassa-o e o pelo tem o efeito de fazer as camadas juntas deslizarem, o que torna muito difícil coser a direito. O problema pode ser minorado com alinhavos, mas no caso da fita de cetim estes podiam marcar a fita. Coser à mão dá mais controlo sobre o que se está a fazer, evitando o deslizar e no fim o trabalho fica mais perfeito. O inconveniente é demorar mais tempo, claro.
Hoje vou mostrar as casas de botão avivadas e para as fazer utilizei o método da”janela”, que expliquei já num artigo anterior (ver aqui). A única diferença em relação ao que já tinha explicado é que cosi os vivos das casas de botão à mão em vez de os pespontar.
No método da janela usa-se sempre um rectângulo de tecido fino da cor do nosso tecido; coloca-se sobre o lugar da casa, do lado direito, e pesponta-se um rectângulo, que depois vai ser entalhado (podem ver com mais detalhe no link do tutorial que forneci acima) e virado para o avesso através da abertura resultante dos entalhes. Neste caso usei organza de seda e a abertura resultante ficou assim (direito e avesso):
Depois de coser os vivos um ao outro com pontos longos e com tensão solta (passo explicado no tutorial), para se notar melhor a costura de união passei um alinhavo; assim é mais fácil centrar os vivos na abertura:
Podem ver o processo de coser os vivos à mão à janela (tentem que a agulha atravesse todas as camadas de tecido em cada ponto):
Este é o aspecto do avesso; a entretela de alfaiate vai ter uns rectângulos recortados um pouco maiores do que as casas, e os valores de costura que vêm na foto passam através destes rectângulos quando a entretela é colocada na frente direita. Depois são aparados, gradados (importante porque o veludo é um tecido volumoso) e cosidos com pontos cruzados à entretela de alfaiate. Quando chegar a esse passo mostrarei fotos.
A casa fica assim do lado direito:
Entretanto já comecei a coser as fitas em torno da cintura e quando terminar mostrarei algumas fotos. Até lá, boas costuras!
Hoje vou mostrar as casas de botão avivadas e para as fazer utilizei o método da”janela”, que expliquei já num artigo anterior (ver aqui). A única diferença em relação ao que já tinha explicado é que cosi os vivos das casas de botão à mão em vez de os pespontar.
No método da janela usa-se sempre um rectângulo de tecido fino da cor do nosso tecido; coloca-se sobre o lugar da casa, do lado direito, e pesponta-se um rectângulo, que depois vai ser entalhado (podem ver com mais detalhe no link do tutorial que forneci acima) e virado para o avesso através da abertura resultante dos entalhes. Neste caso usei organza de seda e a abertura resultante ficou assim (direito e avesso):
Depois de coser os vivos um ao outro com pontos longos e com tensão solta (passo explicado no tutorial), para se notar melhor a costura de união passei um alinhavo; assim é mais fácil centrar os vivos na abertura:
Podem ver o processo de coser os vivos à mão à janela (tentem que a agulha atravesse todas as camadas de tecido em cada ponto):
Este é o aspecto do avesso; a entretela de alfaiate vai ter uns rectângulos recortados um pouco maiores do que as casas, e os valores de costura que vêm na foto passam através destes rectângulos quando a entretela é colocada na frente direita. Depois são aparados, gradados (importante porque o veludo é um tecido volumoso) e cosidos com pontos cruzados à entretela de alfaiate. Quando chegar a esse passo mostrarei fotos.
A casa fica assim do lado direito:
Entretanto já comecei a coser as fitas em torno da cintura e quando terminar mostrarei algumas fotos. Até lá, boas costuras!
This is a very time consuming project and I am extra limited because the fabric is black and I avoid sewing black fabrics at night, hence my progress has been so slow. Up to this point I’ve made the buttonholes (the welts were hand sewn in place), sewn all the body’s vertical seams (I left the shoulder seams open), tacked down the SAs and I started hand sewing the satin tape to the waist of the coat. The main reasons for all this hand sewing are: the presser foot could flat down the pile when sewing on the right side of the fabric and avoiding the slide effect when joining two layers when at least one has pile (sewing straight is very difficult because of this sliding effect). I could minor this problem by extra hand basting but I’d risk damaging the satin tape. Hand sewing provides more control and the result is much neater; the only disadvantage is that it takes extra time to get done.
Today I will show you the buttonholes; I used the “window” method, explained in a previous article (read it here). The only difference is that I’ve hand sewn the welts on instead of topstitching them.
The window method always uses a patch to make the “window”, a small rectangle of sheer fabric on the same color as the fashion fabric. It is placed on top of the buttonhole marked set place on the right side. Then a rectangle (the size of the finished buttonhole) is stitched, using a short stitch setting, and then it’s cut (both patch and fabric). The patch fabric is slipped through the resulting hole to the wrong side of the jacket/coat front, and pressed (see the link to the tutorial provided above for more details and pictures). I used black silk organza for the patch, and the resulting “window” is this (right and wrong side):
After stitching both welts together using a long stitch/loose tension setting, I made a few long running stitches using contrasting thread (basting cotton in this case) so I could see the two welt junction and better center it on the buttonhole window:
In the following picture you can see the process of hand sewing the welts to the buttonhole window (take extra care so each stitch goes through all the fabric layers so the resulting welt is sturdy).
This is how it looks on the wrong side; the canvas will have slightly bigger cut out rectangles at the place of the buttonholes and the allowances you see in the picture will pass through those rectangles when the hymo is set in place on the right front piece. These allowances must be trimmed and graded, and finally tacked down to the hymo. I will share some pictures when I get there.
This is how the buttonhole looks on the right side:
In the meanwhile I’ve started hand sewing the satin tapes around the waist of the coat. I will share pictures when I’m done!
Today I will show you the buttonholes; I used the “window” method, explained in a previous article (read it here). The only difference is that I’ve hand sewn the welts on instead of topstitching them.
The window method always uses a patch to make the “window”, a small rectangle of sheer fabric on the same color as the fashion fabric. It is placed on top of the buttonhole marked set place on the right side. Then a rectangle (the size of the finished buttonhole) is stitched, using a short stitch setting, and then it’s cut (both patch and fabric). The patch fabric is slipped through the resulting hole to the wrong side of the jacket/coat front, and pressed (see the link to the tutorial provided above for more details and pictures). I used black silk organza for the patch, and the resulting “window” is this (right and wrong side):
After stitching both welts together using a long stitch/loose tension setting, I made a few long running stitches using contrasting thread (basting cotton in this case) so I could see the two welt junction and better center it on the buttonhole window:
In the following picture you can see the process of hand sewing the welts to the buttonhole window (take extra care so each stitch goes through all the fabric layers so the resulting welt is sturdy).
This is how it looks on the wrong side; the canvas will have slightly bigger cut out rectangles at the place of the buttonholes and the allowances you see in the picture will pass through those rectangles when the hymo is set in place on the right front piece. These allowances must be trimmed and graded, and finally tacked down to the hymo. I will share some pictures when I get there.
This is how the buttonhole looks on the right side:
In the meanwhile I’ve started hand sewing the satin tapes around the waist of the coat. I will share pictures when I’m done!
15 comments:
Tany.- este trabajo es admirable. Los ojales de tela en el terciopelo son un verdadero riesgo. Gracias por las explicaciones, te quedaron perfectos. abrazos, Paco
It's looking very beautiful. And yeah, the process may be longer but you're gonna have such a gorgeous coat, that it's gonna be worth it. Kudos, my friend. :):):)
Hugs,
Lory
Looking great! But I don't expect anything less :-)
Tany, you are one detail oriented gal. These look great! All your hard work is going to pay off in the end.
Estou a adorar acompanhar o passo-a-passo. Fui espreitar o link com a outra explicação e acho que percebi tudo, até me sinto confiante para usar esta técnica num eventual futuro projecto! Por isso obrigada mais uma vez por partilhares os teus conhecimentos, mesmo quando o tempo é limitado. Em relação às condicionantes do tecido e da cor, repito o que foi escrito acima, no fim vai valer a pena todo o trabalho, vais ter um casaco fantástico!
Continuação de bom trabalho!
Que paciência! Trabalhar com veludo não deve ser nada fácil, mesmo! As casas estão muito perfeitas, parabéns!
Beijinhos
Ups, estava no mail da minha turma e não reparei!
o último comentário foi meu! hihi
Beijinhos
Olá Tany,
Acho que é preciso muita coragem para fazer casas avivadas em veludo...(eu só de pensar na espessura fico logo...assuntada!)
Para mim, estas casas são muito mais bonitas que aquelas normais!
Obrigado pelo link para o TEU MANUAL! Aliás, o teu blog é um autêntico livro de costura, qualquer coisa...damos aqui um pulinho e vemos como as coisas devem ser feitas! Eu própria usei bastante para ver a técnicas da tua blusa e camisa de organza!
Mais uma vez, muito obrigado por partilhares aquilo que sabes connosco! Adoramos aprender contigo!
Beijinhos e bom trabalho.
Tany, bound buttonholes are my very favorite to make. Your step by step is great.Your buttonholes look wonderful, very professional and well done. I can appreciate they are time consuming to make but you still take the time to take pictures as you go. Very thoughtful. Thank you :)
I think my first comment got lost; so here it is again: I really like this way of doing bound buttonholes too. All the different methods work, but this one seems to make it easiest to get nice, clean, straight corners and welts. Especially if you've got difficult fabric, which you do.
Que corajosa Tany
fazer essas casas em veludo,imagino uma tarefa dificil,o proprio tecido em si jà è trabalhoso.
E que perfeitinho te fica,maozinhas de ouro.
feliz noite
ROSA
Tany,
As casas ficaram muito bem! Estou a ver que este casaco vai dar muito trabalho, mas vai valer a pena todo este esforço.
Bjs
Mónica
Gorgeous, as usual! I miss you, Tany...
Very nice - just the right technique for the fabric. You can not go wrong by hand stitching for better control.
Nicely done. Thank you for sharing your process. It's always a treat to follow your sewing/design projects.
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