English (uncheck the other box and check this one)
Agora começo mesmo a compreender porque é que se paga tanto por um casaco estilo alfaiate feito à medida. O trabalho manual é tremendo, as horas passadas a aperfeiçoar cada detalhe são muitas. E a diferença nota-se bem no peso do casaco, na forma das lapelas bastante mais definida, na forma como assenta no corpo. Paralelamente a isto, trabalhar com veludo não é nada fácil; além de gerar uma sujidade incrível (o meu chão está sempre coberto de pequenos tufos pretos), o veludo atrai toda e qualquer sujidade (pelos, pó, etc.) e fica com um aspecto “sujo” até que depois de terminar o casaco este seja completamente escovado (para não dizer aspirado, passado com uma fita-cola larga para remover os pelos, etc.). Por isso não liguem para o aspecto do veludo nas fotos seguintes.
A gola já está terminada mas falta ainda terminar de fixar as vistas com pontos cruzados à mão, por dentro; esta foto mostra a gola logo após girar a parte de baixo da gola e cose-la com pontos à mão ao decote (utilizei o método do Paco, que primeiro cose a parte de cima da gola às vistas, depois as vistas ao casaco, fixa a parte de cima ao decote atrás e, por último aplica a parte de baixo da gola, cosendo-a à parte de cima pela orla de fora, direito contra direito, virar a gola para o direito e coser à mão a orla da gola de baixo ao decote e esquina das lapelas). As orlas da gola e da lapela ainda não foram assentes a ferro mas já se pode adivinhar o aspecto bonito e cuidado que vão ter no final:
Outra coisa que consegui adiantar no fim-de-semana foram as bainhas, que são entreteladas com tiras de entretela em viés que são 1,5cm mais largas que a bainha; a bainha tem cosida uma fita de algodão que vai cobrir o excedente de entretela. Assim o veludo vai ser cosido à mão à entretela que lhe dará suporte e a tira de algodão, muito mais leve, será cosida ao casaco também à mão. A bainha neste está só alinhavada para avaliar o efeito final:
Outro detalhe que queria mostrar é o efeito das fitas de cetim; como podem ver franzi ligeiramente as costas nas fitas; optei por este efeito em vez de criar uma costura central nas costas para melhor definir a cintura (dêem um desconto aos pelos que se vêm no veludo!):
E este foi um resultado de um fim-de-semana em que ocupei todo o tempo livre no casaco. Ainda falta muita coisa: terminar as bainhas e as vistas (incluindo o acabamento das casas de botão), aplicar as mangas e as cabeças das mangas (podem consultar este tutorial excelente da Els no Blog The Sewing Divas), aplicar os chumaços e confeccionar o forro e aplicá-lo (o que irei fazer mais uma vez usando os métodos tradicionais, ou seja, inteiramente à mão). O meu tempo como sabem tem sido muito reduzido e tento aproveitá-lo para costurar, por isso desculpem o atraso em ler os vossos blogs… Até à próxima!
A gola já está terminada mas falta ainda terminar de fixar as vistas com pontos cruzados à mão, por dentro; esta foto mostra a gola logo após girar a parte de baixo da gola e cose-la com pontos à mão ao decote (utilizei o método do Paco, que primeiro cose a parte de cima da gola às vistas, depois as vistas ao casaco, fixa a parte de cima ao decote atrás e, por último aplica a parte de baixo da gola, cosendo-a à parte de cima pela orla de fora, direito contra direito, virar a gola para o direito e coser à mão a orla da gola de baixo ao decote e esquina das lapelas). As orlas da gola e da lapela ainda não foram assentes a ferro mas já se pode adivinhar o aspecto bonito e cuidado que vão ter no final:
Outra coisa que consegui adiantar no fim-de-semana foram as bainhas, que são entreteladas com tiras de entretela em viés que são 1,5cm mais largas que a bainha; a bainha tem cosida uma fita de algodão que vai cobrir o excedente de entretela. Assim o veludo vai ser cosido à mão à entretela que lhe dará suporte e a tira de algodão, muito mais leve, será cosida ao casaco também à mão. A bainha neste está só alinhavada para avaliar o efeito final:
Outro detalhe que queria mostrar é o efeito das fitas de cetim; como podem ver franzi ligeiramente as costas nas fitas; optei por este efeito em vez de criar uma costura central nas costas para melhor definir a cintura (dêem um desconto aos pelos que se vêm no veludo!):
E este foi um resultado de um fim-de-semana em que ocupei todo o tempo livre no casaco. Ainda falta muita coisa: terminar as bainhas e as vistas (incluindo o acabamento das casas de botão), aplicar as mangas e as cabeças das mangas (podem consultar este tutorial excelente da Els no Blog The Sewing Divas), aplicar os chumaços e confeccionar o forro e aplicá-lo (o que irei fazer mais uma vez usando os métodos tradicionais, ou seja, inteiramente à mão). O meu tempo como sabem tem sido muito reduzido e tento aproveitá-lo para costurar, por isso desculpem o atraso em ler os vossos blogs… Até à próxima!
…why a custom tailored coat is so expensive! The amount of hand work is tremendous, there are many hours spent perfecting little details. And the difference shows, I assure you: the coat is heavier, the collar/lapels are crisper and better shaped and the coat hangs much better when it’s on. As a side note, working with velvet on such a project is really hard; besides the mess (my living room’s floor is always covered with little black spots of velvet fur, no matter how many times I vacuum), the velvet acts like a magnet to all the lint/dust around and it’s looking “dirty” until I brush it in the end, so don’t pay any attention to that!
The collar is merely finished but I still have to finish hand tacking the facings inside (so there is a little rippling on the inside of the collar but it will disappear once I finish the facings). The following pictures show the collar right after the under collar was set (following Paco’s method, the facings/upper collar are stitched first and then the under collar is first machine stitched to the outer edge of the upper collar, turned to the right side under the upper collar and finally stitched by hand to the neckline and lapel’s corner (turning in the SAs ). I still have to press and prick stitch under the edges, but you can preview the clean crisp look of the collar and lapels already:
I also managed to make some progress on the hems; they were cushioned with bias cut interfacing strips, a little wider than the hem allowances, and set by hand (following the traditional method). I also stitched a wide cotton tape to the hem edge; this tape will cover the interfacing that is peaking out of the hem. I like to do things this way because the lining will be free hanging on this coat. The hem is not finished, just hand basted so I can evaluate it’s final aspect:
Another detail that I want to share is the way that the coat’s waist is slightly eased to the satin tapes on the back; I did this to better shape the waist on the back and to avoid adding a center back seam to the coat, as I had determined with the muslin:
This was the result of a weekend in which all the free time was used to work on this coat; there is still much work ahead: tacking the facings (and finishing the buttonholes on the facing side), constructing and setting in the sleeves, applying the sleeve heads and shoulder pads (I have Els' excellent tutorial to assist me on that task) and constructing the lining and applying it to the coat (I’ll be using the traditional method, so the lining will be entirely hand sewn in place). My time has been so little and I am sorry for not being able to catch up on all my friends’ blogs… I’m sure you’ll understand. See you next time!
The collar is merely finished but I still have to finish hand tacking the facings inside (so there is a little rippling on the inside of the collar but it will disappear once I finish the facings). The following pictures show the collar right after the under collar was set (following Paco’s method, the facings/upper collar are stitched first and then the under collar is first machine stitched to the outer edge of the upper collar, turned to the right side under the upper collar and finally stitched by hand to the neckline and lapel’s corner (turning in the SAs ). I still have to press and prick stitch under the edges, but you can preview the clean crisp look of the collar and lapels already:
I also managed to make some progress on the hems; they were cushioned with bias cut interfacing strips, a little wider than the hem allowances, and set by hand (following the traditional method). I also stitched a wide cotton tape to the hem edge; this tape will cover the interfacing that is peaking out of the hem. I like to do things this way because the lining will be free hanging on this coat. The hem is not finished, just hand basted so I can evaluate it’s final aspect:
Another detail that I want to share is the way that the coat’s waist is slightly eased to the satin tapes on the back; I did this to better shape the waist on the back and to avoid adding a center back seam to the coat, as I had determined with the muslin:
This was the result of a weekend in which all the free time was used to work on this coat; there is still much work ahead: tacking the facings (and finishing the buttonholes on the facing side), constructing and setting in the sleeves, applying the sleeve heads and shoulder pads (I have Els' excellent tutorial to assist me on that task) and constructing the lining and applying it to the coat (I’ll be using the traditional method, so the lining will be entirely hand sewn in place). My time has been so little and I am sorry for not being able to catch up on all my friends’ blogs… I’m sure you’ll understand. See you next time!
That collar is just beautiful! The tailoring is worth the effort - that's going to be one stunning coat.
ReplyDeleteTany - the amount of work that you've put into this jacket really shows...it is going to be one amazing coat!
ReplyDeleteThe collar looks very beautiful. I really admire that you find the time and peace of mind to work on such a complicated project even when you are so busy.
ReplyDeleteThe details on this coat are awesome and sure to be a Stunning one.
ReplyDeleteThis is going to be stunning Tany! I can't wait to see it on you!
ReplyDeleteWow Tany! That coat is going to be amazing! I've really missed seeing projects from you! I can't wait to see it finished!
ReplyDeleteAll of your hard work and attention to detail really paid off - beautiful collar and jacket!
ReplyDeleteIncrível, posso imaginar o trabalho!
ReplyDeleteMas está valendo a pena, porque mesmo na atual situação se percebe que ficará lindíssimo.
Parabénz!
I totally understand about your lack of time—working on my own coat has been consuming! I'm grateful for the hem technique photos you posted as I'm about to work on this tonight on my coat.
ReplyDeleteWOW Tany, there is definitely allot of work to making a
ReplyDeletehaute couture /custom garment, but the end result will be that your jacket will be awesome! Thank you again for sharing such great photos of the details.
So gorgeous! Time consuming, but nothing marvelous comes from haste. Your time is well spent.
ReplyDeleteThis coat will be in your wardrobe forever I am sure! It is coming along beautifully.
ReplyDeleteTruly gorgeous! I can't wait to see you model it, thanks for sharing.
ReplyDeleteAngie R.
É de louvar a tua incansável dedicação! Realmente fica com um cair bem definido usando o método do Paco.. tenho pena de já não ter ido a tempo para o meu casaco encarnado, mas certamente que terei oportunidade de o aplicar!
ReplyDeleteEstou em pulgas para ter ver com o casaco pronto vestido!
Beijinhos
It's looking beautiful Tany!
ReplyDeleteEspetacular! Cada vez que mostras mais uns promenores do casaco, mais curiosa fico com o resultado final. Esta será sem duvida uma das tuas peças mais cara, isto se lhe atribuisses valores.
ReplyDeleteBjs
Mónica
Sem dúvida Monica! Creio que o preço deste casaco nunca seria inferior a 1500 euros, se o vendesse. Para concluir o casaco, se costurasse 7 horas por dia, 5 dias por semana, a receber à hora mais ou menos o que recebo aqui no meu emprego, o preço seria mais alto que 1500 euros, de certeza.
ReplyDeletePhew, there is a lot of work in that coat - I just know it will all be worth it.
ReplyDelete*waves*
ReplyDeletestepping out of lurkdom to say hi :)
Ola Tany
ReplyDeleteestà a ficar fantastico,acredito na trabalheira que te tem dado.
o detalhe do franzido e da fita de cetim,da lhe um look ainda mais fashion,gosto da combinaçao!
e o reforço da bainha um acabamento perfeito.
boa continuaçao
bjs
ROSA
Beautiful, Tany! I cannot wait to see the finished garment.
ReplyDeleteHi Tany, I'm full of awe! This really is quality-sewing!
ReplyDeleteGreetings from Switzerland: berry
Tienes razón Tany, este trabajo no está bien valorado. Solamente los que cosemos sabemos las horas que pasamos.... Eso sí, los resultados son optimos, a la vista está con tu abrigo. Te quedaron perfectas estas solapas querida. Un abrazo y hasta pronto.
ReplyDeletePaco
You're doing such a detailed work, bravo Tany, I'm impressed with the results. This helps us move on. Hope you 'll not hate velvet after all the mess it can make in a room :)Greetings
ReplyDeleteHola Tany,
ReplyDeletequé bonita te está quedando la chaqueta!!
Besos
Ana