English (uncheck the other box and check this one)
Há dois fins-de-semana atrás tracei o molde para este blazer e durante o último fim-de-semana consegui ter a parte exterior praticamente montada. Falta terminar a parte interior (forro, vistas, gola e lapelas interiores) e unir tudo… É um molde da revista Patrones:
As instruções são muito poupadinhas na entretela: apenas pedem para entretelar uma parte da gola, um conjunto de lapelas e um conjunto de cós da frente (tipicamente as partes que ficam do lado de fora do blazer)… Sei que é um modelo de verão, por isso não pede muito reforço para não ficar pesado nem demasiado rígido, mas mesmo assim… Vou mostrar então os reforços que apliquei, além dos mencionados nas instruções. Utilizei uma entretela tipo gaze muito flexível, para não dar demasiada rigidez.
As partes centrais superiores da frente; é sempre bom reforçar as frentes para um acabamento perfeito, a não ser que seja um modelo de jaqueta solto estilo “camisa” ou drapeado. Reparem também que além da entretela, a cava é reforçada com fita termo-colante própria e que as pinças e as linhas de aposição estão todas marcadas com alinhavos (como é óbvio, as marcações fazem-se depois de aplicar as entretelas):
Esqueci-me de mostrar fotos da parte central inferior, o quadrado que fica por baixo da cintura no meio da frente (é cortado 4 vezes, 2 das peças funcionarão como vistas por dentro); um conjunto de duas peças foi completamente entretelado (as peças que ficam na parte exterior).
Os encaixes laterais superiores: completamente entretelados e novamente a cava foi reforçada. Estes reforços ajudam a cava a suportar o peso da manga, sem abater
As costas: A parte superior das costas e as bainhas (a altura total do reforço das bainhas é sempre = 2 x altura da bainha + 1cm), além da fita a reforçar as cavas e o decote:
As bainhas nas partes laterais abaixo da cintura; aqui bastou entretelar as bainhas, uma vez que a parte lateral superior já está toda reforçada.
As bainhas em todas as peças das mangas:
Isto é o que considero mínimo em termos de reforços. Dependendo do tecido, as partes das vistas, lapelas e gola interiores também poderiam ser entreteladas com uma entretela fininha, as beiras da frente e das lapelas poderiam ser reforçadas com fita, etc., mas neste caso, com este tecido não achei necessário.
Quanto à construção, vou divergir das instruções em alguns pontos: a aplicação da gola é um deles, em vez de seguir as instruções vou fazer a parte exterior do casaco completa incluindo as partes da gola e a parte interior, com a parte interna da gola e das vistas, e no final unir tudo direito contra direito e virar. Outra coisa que fiz diferente foi a aplicação das mangas: em vez de coser as costuras dos ombros e as laterais, coser as costuras inferior e superior fechando as mangas e depois unir as mangas às cavas, resolvi deixar a costura dos ombros aberta, assim como a costura superior das mangas; coser as mangas assim abertas à cava e depois coser o ombro e a costura superior das mangas numa só vez. Faz muito mais sentido num modelo cuja manga tem uma costura no topo, na minha opinião.
Além disto estou a estudar a hipótese de elasticizar a cintura atrás, para cintar um pouco o blazer, à semelhança do que o Paco fez na sua jaqueta de confecção industrial. Ainda tenho que fazer uma última prova para determinar se o farei ou não. Ah, e quase me esquecia, este blazer fica melhor com chumaços raglan, pelo que pude ver experimentando vários tipos (nota: os chumaços ainda não estão colocados na foto inicial deste artigo).
Finalmente gostaria de partilhar uma dica acerca de passar a ferro uma pinça cujo tecido é cortado aberto para reduzir o seu volume; por vezes acontece que a ponta fica com um aspecto meio foleiro, e o que costumo fazer, além de reduzir o comprimento do ponto da máquina ao chegar à ponta, é usar um palito para ajudar a esticar a ponta enquanto se passa a pinça a ferro (passa-se a pinça aberta do avesso e depois pode-se dar mais um jeitinho do direito, com cuidado e com um pano de passar por cima para proteger o tecido):
Lembro-me que quem me chamou à atenção para esta dica pela primeira vez foi a Sewing Diva Els, neste artigo.
Finalmente, a Summerset também está a fazer este modelo! A interpretação dela é fabulosa, mais “couture” e detalhada, e com algumas modificações, como a diminuição da curva na cabeça das mangas e o estreitamento das mesmas. No meu caso, estou a pensar deixar a manga como está, pois até gostei de ver o efeito dos ombros saídos com o blazer vestido depois de colocar os chumaços raglan, mas ainda posso mudar de ideias e alterar a cabeça das mangas, como fez a Summerset.
Durante a semana temos um feriado aqui em Aveiro no dia 12 de Maio, o Dia da Cidade e também Feriado de Santa Joana Princesa, padroeira de Aveiro, e vou tentar aproveitar algum tempo durante esse feriado para terminar o blazer. Até lá, fiquem bem!
I traced the pattern for this jacket two weekends ago and was able to start the construction this past weekend, during which I managed to sew the outer shell of the jacket and start the construction of the inner shell. The pattern is from a Patrones magazine:
I found the instructions lacking in terms of interfacing requirements: they only mention interfacing one collar piece, one set of the front waistband pieces (left and right) and one set of the lapels, if I recall it well. I realize this is presented as a summer model made of summery fabric, so it shouldn’t require as much reinforcements but is this really enough? I don’t think so. I used a gauze type of interfacing that adds some structure yet keeping the fabric soft and pliable and here’s what I did, adding to the instructions:
The center front pieces (upper bodice): it’s always a good idea to provide some structure to the front of a jacket, unless the jacket body is to be loose resembling as a shirt or is draped of some sort. Also notice the fusing tape on the armhole and the basting marking the darts and the notches (the marking is made after the fusing process, of course):
Not shown here are the center skirt pieces of the jacket (cut 4 times, 2 of which will act like facings). Two of these pieces (the ones which are not facings) were also full interfaced.
The upper side panels: they were full interfaced and the armhole was reinforced too. All these reinforcements are not a waste of time and money; they help support the weight of the sleeve without collapsing the front/back and also prevent the armhole from stretching and losing its ideal shape.
The back: the upper back area and armholes was interfaced (depending on the fabric you should use a back shield made of lightweight fabric instead) as were the hem allowances (double the hem height plus a little bit in interfacing). Both armholes and neckline were taped:
The hems on the lower lateral panels were interfaced:
All the sleeve pieces have the hem allowances interfaced the same way:
This is the very least in terms of interfacing, in my opinion; depending on the fabric, the facings and inner collar/lapels could also be interfaced with lightweight fusible and the front edges/lapel edges could also be taped.
Regarding the construction, I diverged from the Patrones instructions a couple of times: the collar was one; I decided to build the outer shell including outer lapels and collar and the inner shell including lining, facings, inner collar and inner lapels. In the end I will stitch everything together along the edges and turn it to the right side. I also took a different approach for the sleeves; instead of stitching all the sleeve seams, side and shoulder seams and then stitch the sleeves to the jacket’s armhole, I took advantage of the existence of the upper seam on the sleeves. I left the shoulder seam and the upper sleeve seam open, stitched the sleeves to the armholes and in the end I stitched the shoulder seam and the upper sleeve seam as a single step. It makes more sense when there’s an upper sleeve seam, in my opinion.
I’m also pondering on adding an elasticized waist to the back of the jacket, as Paco did with his industrial method jacket, but I still have to try the jacket on one more time before making up my mind. Oh, and I almost forgot: I tried several types of shoulder pads and the ones which seem to adjust better to the sleeve cap are the raglan type, so I’ll be using them (note: the shoulder pads are not set in place in the picture shown above).
Finally I’d like to share a tip on pressing open the dart’s end tip. I used a toothpick, as demonstrated by sewing Diva Els in this article.
Last but not least, Summerset is also making this same jacket! Her interpretation is fabulous, more “couture” and detailed, using fabulous fabric and adding a few alterations to the original pattern. For example she narrowed the sleeve and also flattened the sleeve curve on the sleeve cap. I’m kind of leaning towards keeping the curve as it is because I liked the power shoulders effect especially with the shoulder pads set in place but I may yet change my mind.
Thursday is our city holiday, the 12th of May dedicated to Saint Joanna the Princess, patron of Aveiro. I’ll try to save some time for finishing the jacket then! Happy sewing everybody!
Tany - I absolutely love the pinky you chose!
ReplyDeleteWhat an incredible shade of pink! I'm loving this already!
ReplyDeleteI love this. It's going to be fabulous on you. The translation feature doesn't seem to be working for me. I used google translate instead and it leaves a great deal to be desired!
ReplyDeleteLove the color and I agree with you about the interfacings, all lapel and collar pieces need some type of interfacing. thanks for the tip on pressing darts.
ReplyDeleteI'm sorry for that, Nancy K.... It's working on my laptop though, I've just tested it... I'll email you the english text.
ReplyDeleteThat pink is amazing!
ReplyDeleteGreat color choice and thanks for sharing the toothpick idea.
ReplyDeleteLike so many have already said this jacket is already awesome and the stawberry ice cream colour looks so much better than the boring original oatmeal.
ReplyDeletetá ficando lindo, com modelo igualzinho, só que mais bonito do que o da revista.
ReplyDeleteBjim!!!!
http://munamo.blogspot.com/
Yours looks great! I did the same partial back interfacing and decided to open those front darts, too. I can see why you'd keep the sleeve heads the way they were drafted - it makes for a more unique jacket that way. Mine is almost done, but I forgot to look for button components today so I will have to look for those tomorrow and finish it tomorrow afternoon.
ReplyDeleteI noticed this was the same jacket as Summerset. Great pattern!
ReplyDeleteI like raglans shoulder pads and use them a lot. I love the way the curve over the shoulder seems more rounded and natural, IMO. This is really looking "pretty in pink".
ReplyDeleteOh Tany this post is so timely as I've earmarked this jacket from Patrones for my next jacket. Love your colour.
ReplyDeleteFoi bom colocar a entretela. O seu tecido parece ser mais molinho que o da revista.
ReplyDeleteJá o tinha visto na Summerset que, coincidentemente também o fará rosa.
Só que o dela terá pelos amarelos e o seu pelos negros...
Beijocas.
I love the colour you chose! thanks for all your sewing details..it is truly appreciated!
ReplyDeletegostei muito da cor, é um rosa bem alegre, e as diquas que deixa aqui são muito interessantes.
ReplyDeleteYour jacket is going to be spectacular. I love that pattern and the fabric you have chosen is beautiful - what a lovely colour.
ReplyDeleteesses dias provei um modelo identico na C&A, até a gola!! não vejo a hora de ver concluido. O vestido de renda ficou lindo no look que você postou no outro blog.
ReplyDeleteaprendizdecostura
O modelo é muito giro e o casaco está a ficar muito bem!
ReplyDeleteNãoi conhecia a técnica do palito, mas obrigada pela dica!
Bom feriado para ti!
Bjs
Mónica
Comentário apagado pelo blogger, que reponho aqui:
ReplyDeleteCíntia: esses dias provei um modelo identico na C&A, até a gola!! não vejo a hora de ver concluido. O vestido de renda ficou lindo no look que você postou no outro blog.
aprendizdecostura
Este comentário foi apagado pelo blogger:
ReplyDeletemamamartinho (http://mamamartinho.wordpress.com/) : O modelo é muito giro e o casaco está a ficar muito bem!
Nãoi conhecia a técnica do palito, mas obrigada pela dica!
Bom feriado para ti!
Bjs
Mónica
Oh wow Tany, that looks gorgeous!
ReplyDeleteThanks for sharing the tooth pick! I will use that in my next darts. (Evidently the article by Els was before I started reading her blog and I never made it to the older entries. :o )
ReplyDeleteoh so beautiful Tany! I love seeing what you've made . It inspires me so and makes me want to do better work!
ReplyDelete